sábado, 7 de maio de 2011

Dicas para ler mapas

Professor: Esp. Cicero Brito de Andrade
Dicas para ler mapas

Inicia-se a leitura de um mapa pela observação de seu titulo, que já fornece algumas informações sobre o espaço representado.
É importante conhecer o tipo de mapa que se tem pela frente. Verifique se ele é político, físico, demográfico ou se ele é um mapa geral, que reúne diferentes informações.
O passo seguinte é a leitura da legenda interna, para descobrir o significado dos desenhos e dos símbolos presentes no mapa.
Depois é importante observar a rosa dos ventos e conhecer as direções reveladas pelo mapa. Se não houver rosa dos ventos, em geral, o Norte estará na parte de cima, o Sul em baixo, o Leste à direita e o Oeste à esquerda.
A etapa posterior, é uma das mais importantes, é a observação da escala. Você deve verificar se a escala é gráfica ou numérica, para calcular as distâncias e saber quantas vezes o espaço real sofreu redução.
Concluídas essas observações, é importante identificar o Equador, percebendo-se os hemisférios ocidental e oriental. Mas, fique atento. Dependendo do espaço retratado, o Equador e o Meridiano de Greenwich não serão cartografados.
Não deixe de verificar se o mapa apresenta os trópicos de Câncer e Capricórnio, que separam as áreas de baixa e média latitude e também os círculos polares, que separam as áreas de média e alta latitude. Num mapa do Brasil, por exemplo, o Trópico de Câncer e os Círculos polares, não são representados.
A etapa seguinte é verificar, na parte superior ou inferior do mapa, ou em ambas, a indicação dos graus de longitude. Se houver essa indicação, ele nos mostrará se a região representada está a Leste ou Oeste de Greenwich.
Verifique, nas margens direita ou esquerda do mapa, ou em ambas, se há os graus de latitude. Com essa marcação, associada aos itens 6 e 7, é fácil descobrir que a parte do hemisfério está representada.
Destacar a fonte, edição, autor, editora, ano.
Com todas essas identificações, é possível conhecer o espaço representado e algumas de suas características mais marcantes. Para encerrar esse espaço com outros já estudados, destacando semelhanças e diferenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário